Redator Freelancer – Conheça o meu trabalho e tire TODAS as suas dúvidas

guia do redator freelancer

Redator Freelancer – Conheça o meu trabalho e tire TODAS as suas dúvidas

Não é de hoje que ouvimos falar sobre redator freelancer, home office, trabalhar de casa, escrever para web, etc. Na realidade, desde que pudemos estar diante da internet, este tipo de comentário vem surgindo de modo recorrente.

Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona o trabalho de uma redatora. E eu, como tal, resolvi vir aqui hoje sanar os principais questionamentos que chegam até mim. 🙂 Para saber mais, acompanhe este guia completo de hoje e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

O que é ser um redator freelancer?

Um redator freelancer é, na essência, um profissional sem vínculos empregatícios com a empresa na qual ele se dispõe a produzir conteúdo escrito/redação. Por exemplo, eu trabalho para portais de decoração, e assim, escrevo conteúdos sobre este nicho e entrego para o meu cliente. Ele os publica (ou eu mesma publico), de acordo com a agenda editorial do site.

No fim do mês, é calculado quantos textos foram demandados e entregues, e assim, eu recebo o meu pagamento daquele cliente. Dessa forma, a variação de ganhos e produção pode sofrer alterações de mês para mês, embora seja possível criar um fluxo fixo de trabalho mensal.

Logo, você poderá trabalhar para diversos clientes (sem limites), e ir intercalando os serviços de acordo com o tempo disponível no seu dia a dia. No fim do mês, são feitas as cobranças e, no meu caso, eu gero a Nota Fiscal para o cliente.

o que faz um redator freelancer

O que é ser um redator freelancer? Foto: Freepik

Qual a função de um redator freelancer?

Como mencionei acima, é possível trabalhar com a redação de conteúdos de acordo com as demandas do seu próprio cliente. Sendo assim, quando pensamos em redator freelancer e suas funções, podemos ainda atribuir outras que se relacionam com o trabalho de escrever:

  • Procurar pautas relevantes: Muitas vezes o cliente pode nem saber por onde começar. A internet, hoje, apresenta vastas possibilidades de criação de conteúdo, o que pode deixar o caminho do empreendedor um pouco truncado. Neste caso, o redator online pode ser solicitado para procurar pautas relevantes. Eu mesma costumo pesquisar palavras-chave no Adwords e no Ubersuggest para alinhar ideias de temas para os meus clientes. Outra ferramenta que descobri há pouco tempo e que me ajuda bastante nesta pesquisa é o Quora.
  • Auxiliar no SEO do site: O SEO é sem dúvidas uma das melhores maneiras de disseminar conteúdo na internet. Mas, o que é SEO? Basicamente, trata-se de técnicas utilizadas ao longo dos textos e das páginas de um site, que melhoram o seu ranqueamento nas pesquisas do Google. Desse modo, quando uma pessoa pesquisa determinado tema no buscador do Google, se deparará com um conteúdo bem estruturado dentro das técnicas de SEO, logo na primeira página de pesquisa.
  • Desenvolver criativamente conteúdos relevantes para o nicho do cliente: É claro que não adianta saber apenas buscar os melhores temas para publicar no site do seu cliente. É preciso, antes de qualquer coisa, ter uma capacidade criativa apurada. Para assim, poder produzir conteúdos envolventes, didáticos e que tragam valor para a vida do leitor. Mas lembre-se: A criatividade é “desenvolvível”, e nos próximos artigos eu vou dar algumas dicas interessantes sobre isso, ok? 😉
  • Auxiliar na organização de redes sociais (produzindo textos): Além de produzir conteúdos para blogs, eu também trabalho como redatora freelancer para conteúdos nas redes sociais. Por exemplo: Textos para Instagram, descrições no Pinterest, artigo de LinkedIn, entre outros.
  • Estruturar os artigos para que se alinhem com o estilo de redação web: A redação web é relativamente bem diferente da redação de revistas e jornais. E isso aparece na linguagem, na quebra de parágrafos, entre outros. Por isso, entender como funciona a redação web é um passo imprescindível para o sucesso do redator freelancer. Eu sugiro este curso da Rock Content para você se aprofundar no assunto.

Como funciona o serviço de freelancer?

Como mencionei logo no começo do artigo, basicamente você deverá entrar em contato com o seu cliente e, junto com ele, alinhar quantos conteúdos serão construídos e desenvolvidos no decorrer dos dias.  Além disso, é com ele que você poderá alinhar prazos; referências; pautas; etc.

Ao adquirir todas estas informações, o serviço de redator freelancer começa a ganhar mais corpo. Você deverá dividir as suas tarefas por dias e semanas, sempre respeitando os prazos de entrega.

Eu trabalho costumeiramente com clientes de longo prazo, e como tal, eu sei os conteúdos que entrego ao longo das semanas com alguma antecedência. É claro que há excessões, mas de qualquer modo, possuo um fluxo. A partir disso, vou entregando os textos conforme finalizo e reviso, dentro dos prazos e de acordo com a solicitação do cliente.

Depois de entregue, faço pequenos ajustes finos (quando necessário) e aguardo a aprovação. Assim que fecho a conta do mês, envio boleto e Nota Fiscal para o meu cliente. E novamente começamos a alinhar as pautas e conteúdos do mês seguinte.

Como funciona o serviço de freelancer?

Como funciona o serviço de freelancer? Foto: Freepik

O que é preciso para me tornar um redator freelancer?

Um redator freelancer precisa, antes de qualquer coisa, querer escrever. Sim, parece óbvio, mas já houve casos em que alguns conhecidos me perguntaram o que precisavam fazer para trabalharem de casa como eu, na mesma função… Quando expliquei, me lançaram frases do tipo “mas eu não gosto de escrever”. E por isso estou lhe dando esta dica essencial!

O segundo passo é começar a adquirir conhecimentos. Leia bastante e escreva textos didáticos sobre diversos assuntos. Crie conteúdos para um blog pessoal e vá desenvolvendo as suas habilidades com WordPress e conteúdos para a web.

Faça cursos voltados para a área, mesmo que sejam os gratuitos. Estudar nunca é demais! E outra dica que eu lhe dou é: Busque conversar com alguém que já trabalha ou já trabalhou como redator freelancer. Digo isso porque eu não tive essa pessoa… E fui me desenvolvendo e aprendendo sozinha.

Porém, garanto que se eu tivesse alguém ao meu lado, muitas dores de cabeça poderiam ter sido evitadas. Mas, de qualquer modo, vou listar algumas coisas que podem abrir a sua mente e lhe ajudar (assim espero):

  • Seja uma pessoa que sabe cumprir prazos. Se você acha que não sabe, desenvolva isso. Os clientes querem e prezam MUITO por prazos, e é por isso que sempre estipulo uns 3 dias além do que eu realmente consigo. Assim, se houver imprevistos, ainda mantenho minha palavra.
  • Saiba ler e escrever com uma frequência maior do que você já imaginou fazer na vida. Eu mesma passo cerca de 10 horas por dia lendo e/ou escrevendo. É claro que nem tudo é para clientes, como por exemplo, hoje mesmo estou dedicando estas horas para fazer este conteúdo para você. Mas, sabe o que é bacana? Até mesmo escrevendo para você eu estou desenvolvendo minhas habilidades!
  • Estude nos locais certos. E quando eu falo de local certo, é porque estou mencionando portais na internet que possuem peso e autoridade. Ou seja, que são feitos por pessoas da área e que sabem o que estão falando. Mais uma vez, sugiro a Rock Content.

Onde encontrar trabalho para ser um redator freelancer?

Um redator freelancer tem uma verdadeira mina de ouro nas suas mãos! Pois o que não falta, nos dias atuais, são portais na internet que necessitam de pessoas com capacidade para criar conteúdos relevantes e atrativos. E este é um dos motivos que me faz ainda mais apaixonada pelo o que eu faço!

Ademais, eu sugiro que você comece a procurar trabalho em plataformas para freelancer. Na minha história com a escrita eu conto como tudo começou, e como foi que eu cheguei ao 99freelas. De qualquer forma, lhe dou 2 lugares distintos para encontrar trabalho:

  • 99freelas: No 99freelas você pode mandar propostas para diversos trabalhos diferentes. Crie uma proposta chamativa e sincera e ofereça o seu serviço.
  • Facebook: No próprio Facebook você pode encontrar muitos trabalhos interessantes. Desde em grupos de Redação Freelancer, até perfis de agências de Marketing Digital. Digo isso, pois, eu mesma, no começo, mandei mensagens para agências de marketing e ofereci meu trabalho. Acredite: Consegui algumas conversões muito bacanas!

Quanto ganha um freelancer por dia?

Se eu lhe disser que já cheguei a receber mais de R$250,00 por dia, você acredita? Bem, muitas pessoas ainda não acreditam no potencial de um redator freelancer, e tudo bem, não julgo.

Eu mesma, um tempo atrás, quando ouvia alguém falando de ganhar dinheiro na internet, já ficava receosa. Acontece que acabamos sendo educados de que ganhar dinheiro pode ser ruim, ou ainda, que só ganha muito dinheiro quem faz coisa errada. O que é um absurdo!

Mas, de qualquer forma, não estou aqui para passar uma lista dos meus ganhos diários, pois isso nem teria sentido. O que eu quero dizer é que um redator freelancer pode ter muitas variáveis envolvidas com os seus ganhos, principalmente no começo.

Afinal, inicialmente o preço por palavra pode ser mais baixo do que o de um redator home office que trabalha somente com isso há mais de dois anos (como o meu caso). Além disso, a sua capacidade de produção semanal e diária também impactará no seu resultado salarial.

É tudo uma questão de quanto você quer investir de tempo e conhecimento pra gerar rendimentos para si no fim do mês.

Quanto ganha um freelancer por dia? 

Quanto ganha um freelancer por dia? Foto: Freepik

Como calcular minha hora de redator web freelancer?

Um bom redator freelancer precisa estar alinhado com os assuntos que ele escreve, obviamente. Assim, ele também terá em mente o tempo médio que leva para construir cada um dos textos. Por exemplo: Um texto de “como cuidar da pele” pode ser mais curto e rápido do que um texto sobre “como a ansiedade age no cérebro”.

Apesar de serem dois ótimos conteúdos, demandam tempos diferentes de pesquisa, estruturação de texto e escrita. Por isso, você deverá alinhar os trabalhos longos e curtos no decorrer dos seus dias. Assim, no fim do dia, verá o valor total que recebeu naquele expediente. Divida pelas horas trabalhadas, e você chegará à uma média de valor por hora.

Porém, é apenas uma média! Pois como temos tantas variáveis de tempo de pesquisa e dedicação, antes de fechar o valor da sua hora, avalie a demanda que o cliente está trazendo, ok? Afinal, não dá para cobrar a mesma coisa de um texto de 1 hora, para um texto de 8 horas de produção.

Como cobrar por texto freelancer?

Existem pessoas que gostam de vender pacotes fechados com quantidade X de textos. Eu, como redatora freelancer, sou mais apegada à ideia de vender meus textos de acordo com a quantidade de palavras. Isso me dá maior flexibilidade e liberdade na hora de digerir um conteúdo e transparecê-lo através de textos para os mais diversos portais.

De qualquer forma, é possível que meus clientes estipulem um “teto” de palavras, como 500, 1000, 2000 e assim por diante. Dentro disso, crio livremente. E se um texto que fosse para ser de 1000, der 957 palavras, eu cobro o valor proporcional. O mesmo acontece quando passa um pouquinho, como por exemplo, 1097 palavras.

Mas, e quanto cobrar por palavra? Bom… Aí depende MUITO da sua experiência com escrita e com o tema. Além da experiência enquanto redator freelancer.

Há quem comece cobrando 2 centavos a palavra, ou 3. Com o decorrer do tempo, você poderá cobrar muito mais, como 10 centavos ou 20, dependendo da demanda de trabalho e do aprofundamento do texto. Quando eu escrevo sobre psicologia (minha formação), por exemplo, costumo cobrar mais caro do que quando escrevo sobre decoração. E ainda: Quando assino com meu CRP, o valor é ainda maior, e assim por diante.

Por isso, dou-lhe uma dica importante: Quanto mais valor você agregar ao seu trabalho, melhor. Isso porque, por exemplo, minha formação e o meu CRP trazem muito mais valor para o meu negócio. E o mesmo vale para cada curso que eu me aprofundo, como por exemplo, de copywriting.

Quanto cobrar por um texto de 500 palavras? 

Foto: Freepik

Para ser um redator freelancer é preciso… Começar!

Eu sei que pode ser um pouco complicado simplesmente se aventurar (do nada) no universo da escrita. Ainda mais se você não tem tanto o hábito de escrever.

Eu, no caso, sempre fui apaixonada por redação e por texto, e foi justamente por isso que encontrei o trabalho que tenho hoje. Espero que você tenha aproveitado todas as minhas dicas, e por favor, se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário que eu procurarei lhe responder o mais rápido possível.

Um beijo e até a próxima! :*

Camila Bonatti

Redatora. Psicóloga (CRP12/17354) formada pela Faculdade Metropolitana de Blumenau. Psicanalista em formação. Acadêmica de Letras - Português na Uniasselvi. Ghostwriter, apaixonada por escrever desde os 7 anos de idade. Copywriter. Especialista em produção de conteúdo para web, SEO on page e marketing de conteúdo. Especialista em produção de conteúdo para Pinterest. Blogueira há mais de 10 anos, somando cerca de 3000 artigos publicados na web.

No Comments

Post a Comment

Open chat
Fale comigo pelo WhatsApp!